Meu ar condicionado está pingando água! E agora?

Esse é uma das frases mais ouvidas no setor de manutenção de uma empresa de manutenção de sistemas de ar condicionado. Saiba o que pode causar o "pinga pinga" e como resolver.


1) Sujeira! A causa mais comum. A sujeira acumulada no filtro, no rotor ou na serpentina acaba impedindo a troca de calor no evaporador, e com isso a parte da frente da serpentina condensa e começa o "pinga pinga". Solução: Higienização completa.


2) Dreno entupido. Aqui a vilã também é a sujeira, que escorre para dentro da tubulação de drenagem e entope, fazendo com que a água de condensação retorne pela bandeja do equipamento. Pode acontecer também da saída do dreno estar bloqueada, isso pode ocorrer em locais em que o dreno é jogado em jardins/terra ou ralos de banheiro que possam entupir. Nesse caso o efeito é o mesmo, a diferença é que a causa é externa. Solução: Desobstrução do dreno através de sopro ou carga de nitrogênio, ou desobstrução da saída do dreno. 3) Equipamento sem gás, ou com baixa carga de fluido refrigerante. Isso acontece nos equipamentos mais antigos convencionais, com gás R-22. A falta de fluido causa o congelamento da serpentina, e a água começa a pingar. Nos equipamentos mais atuais, com tecnologia inverter, geralmente o equipamento tem proteção e acaba desarmando antes, e evita o congelamento da serpentina. Solução: Teste de vazamento de gás para localização do vazamento, correção do vazamento, procedimentos de instalação e carga de gás completa por balança. 4) Avarias na bandeja de dreno: É mais raro, mas pode acontecer. Se a bandeja estiver rachada, furada, etc. a água de condensação escapa pelo local danificado. Solução: Substituição da bandeja de dreno.


5) Tubulação de cobre mal isolada. Se a tubulação de cobre que chega por trás do evaporador não estiver isolada como se deve: individualmente linha de líquido e gás e com as bitolas corretas; o tubo de cobre condensa e começa a pingar, geralmente na parte de trás do evaporador.


Você tem outras informações sobre o que pode causar vazamento de água no ar condicionado? Compartilhe com a gente nos comentários.


#arcondicionado #split #arcondicionadovazando

2 visualizações

Fale Conosco

AVA Comercio e Assistência de Ar Condicionado Ltda.

CNPJ: 06.928.132/0001-64

Rua Beatriz, 163 - Vila Madalena - São Paulo - SP

 

Segunda à Sexta - 9h às 17h

(11) 3032-6691


site@avaengenharia.com.br

by AVA Engenharia | Ar Condicionado.